Você não deve saber, mas o trabalho do marketing tradicional pode impactar diretamente na performance do seu marketing digital. Enquanto gestor do seu negócio, você precisará estar por dentro do que compete a cada um e se abastecer de informações para saber o que cobrar do profissional que estará gerindo sua conta. Neste conteúdo explicaremos o porquê dessa questão, mas antes vamos precisar entender o conceito e as possibilidades de cada um, vamos lá!

Marketing Tradicional

 

O marketing tradicional é a estratégia que visa atrair lucro para sua empresa e que envolve o que chamamos de 4 P’s do Marketing (produto, preço, praça e promoção).

Como todo negócio, é necessário definir bem qual produto será ofertado, o preço, a região que irá atuar e a promoção para tornar aquele produto conhecido. Definiu todos os pontos? Vamos para as mídias!

Quando falamos do quesito promoção dentro do marketing tradicional, estamos falando diretamente da publicidade. De maneira geral. Ou seja, podemos pensar nos canais e ações offline como: televisão (comerciais, merchandising em programas e inseridos em tramas), anúncios impressos (jornais e revistas), rádios (comerciais, jingles, patrocínios), além das iniciativas locais como flyers, panfletos, carros de som, outdoors, faixas, telões, etc.

Ou seja, conceitualmente podemos dizer que o marketing digital, como é chamado, seria na realidade a publicidade: publicidade online.  Enquanto que o marketing em si envolve todo o processo de vende do produto, desde a criação ao comercial, passando é claro pela publicidade, mas sem se limitar a ela. 

Vale comentar que os profissionais que atuam no marketing tradicional normalmente são gestores de produto, diretores ou donos da empresa, enquanto os do marketing digital atuam em agências de publicidade, marketing digital ou são profissionais internos e/ou liberais (freelancers).

Neste ponto é possível perceber que, no tradicional, a iniciativa sempre parte da empresa e o discurso é focado sempre na oferta direta do produto e o apelo pode variar (preço, benefícios, atributo exclusivo e inovador) 

Está clareando as idéias do porquê o tradicional precisa estar aliado ao digital pra dar certo? 

Ainda não? Calma! Vamos conceituar o Digital e fazer as ligações!.

Marketing Digital

 

Do outro lado da moeda, temos o marketing digital como ferramenta para auxiliar no processo de vendas e conquista de mercado. 

Sim! O marketing digital  é uma ferramenta de marketing. 

Nele, trabalhamos com publicidade online a partir das infinitas possibilidades geradas pela internet e com uma gama de canais a serem explorados como: sites, blogs, redes sociais, anúncios pagos, que podem ser vistos e acessados em smartphones, computadores, tablets, smart TV’s, fazendo o possível para impactar o consumidor durante todo o dia.

Aqui entram os 4 P’s que falamos acima e eles começam a se interligar.

Para iniciar com seu negócio na internet, todas aquelas informações que falamos acima precisam estar bem definidas por alguns motivos:

  • A internet possui um poder de disseminação e impacto muito maior do que o offline
  • Aqui, o público tem voz!
  • A briga com a concorrência pode ser pesada
  • A venda é realizada a base do RELACIONAMENTO

No digital a resposta do público é imediata  e pode te levar ao sucesso ou ao fracasso em poucos segundos, diferente do tradicional que por vezes você fica à mercê dos veículos que não apresentam dados concisos e assertivos. No entanto, isso também é um grande aliado seu, pois a estratégia pode ser mudada na mesma rapidez da resposta.

O digital aliado ao tradicional, pode trazer resultados grandiosos para seu negócio por isso, na hora de avaliar uma agência de marketing digital, ou um profissional que cuida da sua conta, tenha em mãos a resposta para as seguintes perguntas:

  • Meu produto é bem definido? 
  • Meu público é mesmo esse?
  • Tenho uma boa oferta?
  • Esse é o melhor canal para me comunicar?

Essas respostas serão primordiais para alcançar resultados com o digital!

Bom, agora que você sabe os pontos comum entre marketing tradicional e marketing digital e o quanto se complementam é hora de avaliar o profissional que está a frente da sua conta!

  • Organize o Financeiro. Diferente do tradicional onde se trabalha com “inserções” (número de vezes que você vai anunciar), no digital esse trabalho pode ser contínuo e como trabalhamos com veículos que possuem ferramentas de inteligência o rompimento da verba pode prejudicar sua performance. Então antes de começar anunciar avalie seu cenário financeiro para que não haja o rompimento e seja gerado prejuízo ao invés de lucro.
  • Seja estratégico! Estude seu produto, seu público, seus concorrentes!
  • Esteja atento ao que o público diz e disposto a mudar de ideia de acordo com o feedback dele.
  • A oferta de hoje, pode não ter o mesmo efeito amanhã
  • Busque diferenciais do seu produto
  • Não minta para o público, ele vai descobrir e pode sujar a imagem da sua empresa
  • Crie Relacionamento com seu público e ele venderá por você.
  • Avalie as métricas fornecidas pelas plataformas e se necessário revise sua estratégia!

Aprenda a aproveitar o melhor que o digital pode oferecer! DADOS!

Avalie, revise, analise e veja seu negócio crescer!

A I-Finnity possui Consultoria de Marketing Digital para Gestores e auxilia você a gerir e conduzir o marketing digital da sua empresa. Conheça esse nosso serviço! Fale com nossa equipe de especialistas!

Scroll to Top

Trabalhe conosco

Selecione abaixo seu currículo, tamanho Max de de arquivo: 2 MB.

Open chat
Precisa de ajuda ?
Olá podemos ajuda-lo?